Uma empresa organizada contribui para o aumento da produtividade. À vista disso, o empresário Vicente Conte Neto comenta que o programa 5s auxilia na organização empresarial, contribuindo para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais saudável. Quer evitar distrações que atrapalham a produtividade da corporação? Prossiga com a leitura e saiba como o programa 5s pode ajudar.
O que é o programa 5s?
Segundo o homem de negócios Vicente Conte Neto, o programa 5s compreende um tipo de gestão empresarial desenvolvido no Japão, que possui cinco técnicas que visam promover a organização no ambiente de trabalho e assim evitar distrações, elaborando um local harmonioso, limpo e saudável para os colaboradores.
Portanto, esse tipo de programa contém a finalidade de fazer com que os próprios funcionários limpem e organizem o setor em que trabalham, contribuindo para um ambiente de trabalho livre de distrações ou fatores que podem prejudicar o desempenho das atividades, bem como a desorganização e a sujeira.
Qual é a importância desse programa para a empresa?
Dessa maneira, como indica o expert em organização empresarial Vicente Conte Neto, levando em consideração que a desordem do local de trabalho pode ser prejudicial para a produtividade e para a segurança dos colaboradores, a aplicação do programa 5s desempenha um papel fundamental para a corporação.
Além do mais, a adoção do programa em questão proporciona diversas vantagens para o meio corporativo, como promover a otimização da produtividade empresarial; promover ambientes de trabalho mais organizados e saudáveis; permitir a identificação de erros; e diminuir a perda de tempo na procura de objetos para realizar as atividades da instituição.
Quais são os cinco passos desse programa?
Por fim, como aponta o empreendedor Vicente Conte Neto, como o próprio nome indica, o programa 5s é composto por cinco etapas, que os japoneses desenvolveram como uma técnica eficiente de organização. Assim, o nome das cinco etapas são respectivamente Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke.
Logo, a primeira etapa compreende a identificação dos itens que são úteis ou não. A segunda consiste na organização categórica dos itens. A terceira é a etapa da limpeza, na qual os itens não úteis são jogados fora. A quarta contempla a elaboração de uma rotina padronizada para manter a organização. Já a quinta compreende o senso de autodisciplina para não desorganizar o ambiente novamente.
Quer manter sua empresa organizada e produtiva? Adote o programa 5s.