Você conhece a carreira de advogado criminalista? Sabe quais são as funções deste profissional? O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS entende que as atividades desempenhadas nesta profissão são de grande importância. Isso porque, os especialistas desta área serão responsáveis por atuar em diferentes processos penais. Quer saber mais? Então, confira este artigo!
Um dos grandes motivos que levam muitas pessoas a escolherem a advocacia é a possibilidade de atuação, não é mesmo? Isso porque, ao se formar neste curso é possível escolher diversas especializações. Uma delas, por exemplo, é a área criminalista, que atrai um grande número de profissionais. Mas quais são as funções e atividades exercidas por um advogado deste campo? É o que você irá entender a seguir.
Sobre a carreira de advogado criminalista
Nesse sentido, saiba que um advogado criminalista é um profissional que atua, principalmente, em processos penais, participando de todas as etapas envolvidas. Dessa forma, ao representar um cliente nesses casos, será do seu encargo proteger os direitos dessa pessoa, buscando os recursos e soluções que preservem os seus interesses. Para o renomado Dr. Francisco de Assis e Silva JBS, essa atuação será de grande relevância.
Funções de um advogado criminalista
Diversas funções estão incluídas na rotina de um advogado criminalista. Como citado anteriormente, esse especialista irá atuar em diferentes etapas de um processo. Logo, será da sua responsabilidade exercer algumas ações, como por exemplo, a revisão criminal de alguma decisão declarada por um juiz. Essa atividade será de extrema importância para garantir que um indivíduo seja acusado justamente.
Solicitação da liberdade provisória
Outra função muito comum realizada é a solicitação da liberdade provisória de um réu. Para ser disponibilizada é necessário cumprir alguns requisitos. Por isso, a ação deste especialista neste caso será importante para garantir que este benefício seja concedido. O advogado Francisco de Assis e Silva JBS comenta que a bagagem deste profissional é essencial nestes momentos.
Outras funções
Além disso, outras ações realizadas serão a revisão criminal, o requerimento de habeas corpus, a solicitação de audiências para a defesa de uma pessoa, a avaliação de casos dentre outras. Independente da atividade é essencial que este advogado possua os conhecimentos técnicos e práticos, para que assim, possa buscar as melhores soluções para o seu cliente.
Caminhos para se tornar um advogado criminalista
Se interessou por esta área? Então, saiba que para se tornar um advogado criminalista é necessário se formar no curso de Direito e, para contribuir para o seu aprendizado, realizar uma especialização neste campo. Ao efetuar esses passos será possível atuar nesta profissão, seja em escritórios de advocacia ou de forma autônoma. O Dr. Francisco de Assis e Silva JBS vislumbra que esse é um ramo que pode trazer diversas possibilidades.