A última Olimpíada ocorrida em Tóquio, 2021 contou com 46 categorias do esporte, mas você percebeu que o automobilismo não participou? Joni Ricardo Fernandes Duarte, empresário e entusiasta de veículos, comenta que o último ano do evento foi marcado, mais uma vez, pela ausência dos esportes a motor, principalmente a Fórmula 1.
Mas, afinal, por que o automobilismo não faz parte das Olimpíadas?
Segundo o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte, essa resposta não é tão simples assim. De antemão, é preciso esclarecer que o automobilismo já chegou sim a participar de uma Olimpíada, infelizmente, não mais recordável pelos espectadores, já que ocorreu na França em 1900, a segunda edição da era moderna dos jogos. Na época, foi disputada uma prova de 1.347 Km, com saída de Paris, passagem pela cidade de Toulouse e retorno à capital. Dos 55 participantes, apenas 21 cruzaram a linha de chegada.
Desde então, o esporte nunca mais deu as caras em edições dos Jogos Olímpicos. Contudo, em 2012, a Federação Internacional do Automobilismo (FIA) foi reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) como federação esportiva e assinou a Carta Olímpica que conta com várias exigências para que o esporte se adeque aos padrões COI.
Entre eles, o empresário Joni Ricardo Fernandes Duarte cita que, para entrar no programa olímpico, é preciso que o esporte seja praticado em, pelo menos, 75 países e em quatro continentes diferentes, no caso dos homens, e 40 países distintos em três continentes, por mulheres. Infelizmente, essa não é a realidade para ambas as categorias, em especial, a feminina que conta com a participação mínima de mulheres.
Além do mais, o presidente da COI na época, Jacques Rogge declarou que a presença do automobilismo nas Olimpíadas atrapalha a logística do evento, além de reforçar que buscava por competições entre atletas, e não equipamentos. A fala gerou muita polêmica, uma vez que muitas modalidades dos Jogos Olímpicos contam com equipamentos para serem realizadas por seus atletas.
A inclusão do automobilismo nos Jogos Olímpicos é, por ora, uma questão de logísticas e políticas a serem tratadas, além do cumprimento das exigências da Carta Olímpica. Ainda assim, Joni Ricardo Fernandes Duarte reforça que o automobilismo, junto com sete outras categorias do esporte, se preparam para realizarem apresentações e, quem sabe, serem incluídos nas Olimpíadas de 2028 em Los Angeles.