Você já parou para refletir quais seriam os carros mais antigos e como foi o processo de evolução dos automóveis? O empresário Mailon de Lara Vaz entende que os primeiros veículos no Brasil foram projetados por volta de 1871, mas no exterior tem-se registros de carros desde o ano 1700. Sendo assim, se você possui interesse em entender como se deu a evolução automobilística, leia o artigo até o final.
Primeiras invenções
De início, podemos citar, como pioneiro na fabricação de automóveis, o francês Nicolas Joseph que entrou no ramo com ideias revolucionárias. Na visão do CEO do Grupo 1One, Mailon de Lara Vaz, mesmo tendo criado um carro que pesava cerca de 10 toneladas e que era movido a vapor, para a época foi uma grande invenção para o carregamento de utensílios de guerra.
Com o passar dos anos, já em 1885, o alemão Karl Benz deu início à criação para fins comerciais, que possibilitou o transporte de pessoas. O automóvel possuía três rodas e o seu motor já era motivo a gasolina, todavia seu sistema de arranque era a manivela. Foi a partir de invenções como essas que a evolução veicular passou a ganhar forma, fazendo com que empresas e marcas passassem a se destacar.
Destaques automobilísticos
Quem nunca admirou o clássico Fusca, criado em 1930, sendo até hoje um veículo atemporal? Como considera Mailon de Lara Vaz, o Fusca foi lançado como um carro do povo, sendo o veículo mais antigo conhecido mundialmente. Nesse contexto, vale mencionar que a história desse carro teve início na Alemanha, antes da Segunda Guerra Mundial, e com o tempo seu design arredondado passou a ser popular entre os brasileiros.
Certamente você deve conhecer a famosa Kombi, um veículo 100% nacional que foi lançado no ano de 1957, não é mesmo? Sendo fabricado pela Volkswagen, uma marca alemã de grande relevância, a Kombi foi utilizada na época para muitas utilidades, como transporte escolar e transporte de alimentos. Para Mailon de Lara Vaz, foi um veículo muito querido pela população, já que permitia tanto o transporte de cargas quanto de pessoas.
Do Fusca à Land Rover?
Muitos acreditam que o espaço-tempo de fabricação do primeiro Fusca para a primeira Land Rover é extenso, no entanto, a primeira unidade produtiva da marca se deu ainda em 1948, estruturada inteiramente de alumínio. O primeiro carro da marca recebeu o nome de Série 1 e foi uma inovação para a época, na qual a falta de aço pós Segunda Guerra era um empecilho que só encerrou em 1945.
Atualmente, temos como modelo mais recente o Ranger Rover Velar, lançado em 2022, um carro de luxo altamente tecnológico. Na visão de Mailon de Lara Vaz, esse modelo conta com transmissão automática de sete velocidades, estruturada sob um sistema híbrido leve. Podemos verificar que possui tecnologia de ponta, contando também com um volante multifuncional que chama a atenção dos motoristas, além de ter uma central multimídia completa e integrada com diversas ferramentas digitais.